Pular para o conteúdo
Colheita do arroz orgânico produzido por cooperativas do MST no RS. Foto: Catiana Medeiros

Cooperativas, na contra-mão do mundo

Contrariando a tendência global de recessão que o mercado tem passado, o ramo das cooperativas tem surpreendido e crescido muito mais que as empresas do modelo tradicional.

Após a pandemia da Covid-19, enquanto empresas do mundo inteiro inclusive grandes corporações passaram a enfrentar problemas e dificuldades com seus resultados financeiros e muitas tendo que mudar seus modelos de negócio para se adaptar à nova realidade, um segmento se destacou e se mostrou muito mais resiliente e eficiente do que os demais, Trata-se do modelo cooperativista! Que diferentemente das organizações tradicionais em que o foco principal de suas operações é o lucro. O modelo cooperativista opera de forma diferente, focando seus esforços no desenvolvimento do meio onde está inserido e melhoria econômica e social de seus membros.

Segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), se as 300 maiores cooperativas fossem um país, este seria a 9ª Economia do mundo a frente de Canadá, Brasil, Rússia e Coreia do Sul e se seus empregados formassem um país esse seria o 4º país mais populoso do mundo (atrás apenas dos EUA, China e Índia) com seus mais de 280 milhões de habitantes.

Cooperada com os produtos da Coapar, cooperativa de lácteos do MST. Foto: Julia Gimenez MST-SP

No Brasil temos vários exemplos práticos de como as cooperativas em parceria com a economia solidária estão sendo decisivas para a melhoria na qualidade de vida das pessoas e auxiliando na produtividade como um todo. Somente no ramo financeiro, que é um dos ramos do cooperativismo, as carteiras de créditos de seus membros cresceu 22,4% segundo relatório publicado pelo banco central, em comparação com a média de 14% que o ramo financeiro teve como um todo no período de 2022.

Outro segmento que prosperou muito nesse modelo foi o segmento de agricultura, onde somente as cooperativas ligadas ao MST caso fossem uma empresa produtora de leite seria 50% maior que a atual líder no mercado nacional, a Piracanjuba, e teria o dobro do porte da Nestlé, caso fosse uma produtora de arroz estaria entre as 30 maiores. O mesmo durante a pandemia da covid-19 foi responsável pela doação de mais de 3 mil toneladas de alimentos para famílias em vulnerabilidade social.

Colheita do arroz orgânico produzido por cooperativas do MST no RS. Foto: Catiana Medeiros
Colheita do arroz orgânico produzido por cooperativas do MST no RS. Foto: Catiana Medeiros

No setor de tecnologia, cooperativas como a EITA têm se destacado ao conseguir desenvolver e implementar tecnologias baseadas em software livre para diversos movimentos sociais e atuando de maneira não lucrativa com prioridade para a organização coletiva em detrimento do lucro. A EITA trabalha exclusivamente com tecnologias livres e foca em fortalecimento de movimentos sociais e não aceitando demandas de empresas privadas, a cooperativa trabalha totalmente de forma remota com seus/suas cooperados(as) espalhados(as) por todo o país e conta com uma sede administrativa situada em Minas Gerais. Já atua de maneira totalmente sustentável a mais de 10 anos e conta com um inovador sistema de avaliação de resultados chamado Bambirra que é um sistema para gestão administrativa dos contratos, retiradas financeiras e autogestão dos trabalhos da cooperativa.

Encontro dos membros da EITA em Minas gerais em 2023
Encontro dos membros da EITA em Minas gerais em 2023

Dentre os serviços desenvolvidos por eles se destacam o aplicativo Tô no Mapa que já ajudou a auto mapear diversas comunidades por todo o território nacional e tem ajudado diversas famílias e comunidades a lutarem pela garantia de seus territórios contra invasões e grilagem de terra.

fontes

https://www.sicoob.com.br/web/maisqueumaescolha/blog/-/blogs/o-que-e-cooperativismo
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(nominal)
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_and_dependencies_by_population
https://www.ica.coop/en/cooperatives/facts-and-figures
https://valor.globo.com/financas/noticia/2023/07/07/cooperativas-de-credito-crescem-mais
-que-sistema-financeiro-como-um-todo-diz-bc.ghtml

https://www.brasilagro.com.br/conteudo/mst-maior-que-a-lider-piracanjuba-no-leite-e-porte
-de-2-nestles.html

https://www.brasildefators.com.br/2020/08/20/mst-doa-3-mil-toneladas-de-alimentos-duran
te-pandemia

https://eita.coop.br/2023/03/21/to-no-mapa-uma-ferramenta-de-luta-das-comunidades-trad
icionais-em-defesa-de-seus-territorios/