Pular para o conteúdo

Linha do tempo DO SOFTWARE LIVRE no Mundo

1969

Ken Thompson e Dennis Ritchie criam e implementam o UNIX

O sistema operativo Unix foi concebido e implementado por Ken Thompson e Dennis Ritchie (ambos dos AT&T Bell Laboratories) em 1969 e primeiramente lançado em 1970. Sua disponibilidade e portabilidade fizeram com que fosse amplamente adotado, copiado e modificado por instituições acadêmicas e negócios. Seu design influenciou autores de outros sistemas.

1970

Criação da ARPANET

Surge a ARPANET, precursora da Internet; A IBM começa a vender seu software separadamente, estabelecendo assim o início da indústria do software restrito.

1975

Lançada a primeira versão do Ingres, banco de dados livre

Em 1973 quando o Sistema R havia sido iniciado pela IBM, os pesquisadores liberaram muitos artigos descrevendo o sistema que construíam. Dois cientistas de Berkeley, Michael Stonebraker e Eugene Wong, se interessaram após lerem os artigos, e decidiram iniciar um projeto de banco de dados relacional para eles. Eles já tinham conseguido dinheiro por terem pesquisado um Banco de Dados Geográfico para o grupo econômico Berkeley’s, que chamaram de Ingres, para Sistema de Recuperação de Gráficos Interativo. Com este financiamento o INGRES foi desenvolvido em meados dos anos 1970, por uma equipe que continham estudantes e professores. INGRES alcançou uma evolução similar ao Sistema R, com um protótipo adiantado em 1974 seguidos por revisões para fazer o código principal.

1976

Criação do editor de texto EMACS

Em 1976, Stallman descreveu o primeiro Emacs (“Editor MACroS”). O Emacs é um editor de texto, usado por programadores e usuários que necessitam desenvolver documentos técnicos, em diversos sistemas operacionais.

1976

Bill Gates escreve a “carta aberta aos hobistas”.

A Carta Aberta aos Hobbystas de 1976, carta aberta escrita por Bill Gates, co-fundador da Microsoft, inicialmente para hobbystas de computadores pessoais, em que Gates, expressa consternação pela galopante violação de direitos autorais de software ocorrendo na comunidade, particularmente no que respeita ao software de sua empresa. Na carta, Gates, expressou frustração com a maioria dos entusiastas de computador que estavam usando o software do Altair BASIC de sua empresa sem ter pago por isso. Ele afirmou que tais cópias não autorizadas desencorajava os desenvolvedores em investir tempo e dinheiro na criação de software de alta qualidade. Ele citou a injustiça de ganhar os benefícios de tempo, esforço e capital dos autores do software sem pagar por ele.

1977

Desenvolvimento do Berkeley Software Distribution (BSD)

Foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley a partir da versão 6 do Unix da AT&T. Uma vez que o BSD continha código do Unix do qual a AT&T era proprietária, a AT&T entrou com um processo (USL v. BSDi) no começo dos anos 1990 contra a Universidade da Califórnia. Isso limitou fortemente o desenvolvimento e adoção do BSD.

1978

Donald Knuth, da Universidade de Stanford, começou a trabalhar no TeX, distribuído como software livre.

O TeX é um sistema de tipografia desenhado e escrito principalmente por Donald Knuth e lançado em 1978. Junto com a linguagem para a descrição de fontes Metafont e a família de tipos de letras Computer Modern, o TeX foi projetado tendo em vista dois objetivos principais: permitir que qualquer pessoa produza livros de alta qualidade com o mínimo esforço e fornecer um sistema que produza exatamente os mesmos resultados em todos os computadores em qualquer momento.

1979

AT&T começa a forçar licenças restritivas ao decidir que poderia lucrar através do sistema Unix.

Início do rompimento das práticas colaborativas, fazendo com que o o software deixa de ser um recurso agregado do hardware e passa ser um produto.

1980

Primeiros projetos organizados de Software Livre

Em 1980 foram criados os primeiros projetos organizados de forma consciente para serem software livre, assim como foram estabelecidos os fundamentos éticos, legais e financeiros desse movimento.

1981

IBM fecha acordo com Microsoft

A IBM fecha acordo com Microsoft para que ela forneça o DOS para o PC, mas desconsidera a relevância do software e abre mão do copyright do DOS, abrindo espaço para a expansão da Microsoft, graças ao mercado de clones do PC surgido posteriormente.

1983

Richard Stallman Anuncia a criação do projeto GNU

Richard Stallman posta mensagem no grupo net.unix-wizards com o assunto “new Unix implementation”; Anuncia a criação do GNU e explica seus princípios para a necessidade de criação de um novo Unix; Menciona que serão necessários um núcleo, um editor e um compilador, entre outras ferramentas. No final ele pede contribuições na forma de máquinas, dinheiro e ajuda para escrever o software.

1984

Stallman pede demissão do AI Lab do MIT para se dedicar ao Projeto GNU,

Stallman pede demissão do AI Lab do MIT para se dedicar ao Projeto GNU, e usa o termo software livre no Manifesto GNU; O primeiro software do Projeto GNU é liberado, o GNU Emacs, escrito por Richard Stallman e Guy L. Steele.

1985

Richard Stallman funda a Free Software Foundation (FSF)

O consórcio X distribui o sistema de janela X como software livre; Richard Stallman funda a Free Software Foundation (FSF). A FSF define software livre baseado em 4 liberdades fundamentais; GCC, escrito por Richard Stallman e Len Towe, tem sua primeira versão finalizada.

1987

Andrew Tanenbaum escreve o MINIX

Andrew Tanenbaum escreve uma versão didática simplificada do Unix, denominada MINIX; Para arrecadar dinheiro, a FSF vende cópias do software GNU em fita magnética por 150 dólares.

1989

A FSF cria o conceito de copyleft e a Licença GPL para garantir as 4 liberdades do software

A FSF cria o conceito de copyleft e a Licença GPL para garantir as 4 liberdades do software; Michael Stonebreaker, criador do Ingres, lança o PostgreSQL como software livre; A Cygnus, primeira empresa que essencialmente começou a prover serviços para software livre é fundada por Michael Tiemann, David Henkel-Wallace e John Gilmore; Começa a ser desenvolvido o Network Simulator (NS), um simulador de rede de telecomunicações livre, que passaria a ser o mais usado por pesquisadores de todo o mundo. O advento da Usenet no começo de 1980 interligou ainda mais a comunidade de programadores e forneceu uma maneira mais simples para programadores compartilharem software e contribuírem para softwares escritor por outros

1990

A FSF anuncia o desenvolvimento do HURD

A FSF anuncia que pretende desenvolver um núcleo para o sistema GNU, chamado de GNU Hurd, com o objetivo de completar o sistema operacional.

1991

Linus Torvalds desenvolve o Linux

William e Lynne Jolitz escrevem uma série sobre “como adaptar o BSD Unix para PC i386”; Linus Torvalds anuncia a criação do Free Minix, usando as ferramentas do Projeto GNU, como o GCC, e poucos meses depois lança a primeira versão do Linux.

1992

Desenvolvimento do compilador GNAT

A força aérea dos Estados Unidos faz um contrato com a universidade de Nova York para desenvolver uma versão livre do compilador ADA. Eles escolhem o GNU GCC como base e criam o GNAT (GNU NYU Ada 95 Translator ); Lançado 386BSD 0.1, que depois deu origem ao NetBSD, FreeBSD e OpenBSD.

1993

Nasce a distribuição GNU/Linux Debian

O Debian foi lançado em 16 de agosto de 1993 por Ian Murdock, à época estudante universitário. Ele escreveu o Manifesto Debian, que sugeria a criação de uma distribuição GNU/Linux a ser mantida de uma maneira livre, segundo o espírito do GNU.

1993

Empresa Red Hat é fundada

A Red Hat, Inc. é uma empresa dos Estados Unidos que disponibiliza soluções baseadas no sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) GNU/Linux, incluindo o Red Hat Enterprise Linux, além de soluções de software de código aberto.

1993

Nasce a distribuição GNU/Linux Slackware

Criada em meados de 1993, o Slackware Linux (ou simplesmente Slack) tem como objetivo manter-se fiel aos padrões UNIX, mantendo-se bem estruturada e organizada para administradores e usuários, profissionais e acadêmicos, rejeitando ferramentas de configuração que escondam o real funcionamento do sistema adotando o princípio KISS (acrônimo em inglês de: Keep It Simple, Stupid – Faça isto simples, estúpido) de produção. Além disso, o Slackware é composto apenas do empacotamento de aplicativos em versões estáveis (diferente das versões betas e de pré-lançamentos, ainda em condições de testes), em especial nas suas versões intermediárias (o -current), e sem alterações feitas fora dos times oficiais de desenvolvedores. O nome Slackware teve sugestiva origem da The Church Of The SubGenius (Igreja do Subgênio), por Patrick Volkerding, de onde idealiza-se o termo “SLACK” que, satírica e ironicamente, incorpora-se o “senso de liberdade, independência e originalidade para alcançar suas metas pessoais”, onde traduziria bem a filosofia do sistema. O fato de Patrick Volkerding objetivar estabilidade e não trazer versões betas ou aplicativos ainda em testes, trouxe ao Slackware a aparente impressão de ser uma distribuição de lançamentos lentos em comparação às demais distribuições Linux.

1993

A empresa SuSE é fundada

A empresa SuSE é fundada com negócios são baseados em Slackware traduzido para o Alemão; FreeBSD 1.0 é disponibilizado na Internet.

1996

O projeto KDE é anunciado

O projeto KDE é anunciado com o objetivo de tratar os problemas de usabilidade para o usuário final de ambientes similares ao Unix, que utilizam o sistema de janelas X.

1997

Projeto GNOME é anunciado

Eric Raymond apresenta a palestra A catedral e o bazar. Miguel de Icaza anuncia o projeto GNOME, um concorrente do KDE que nasce como resposta da FSF a problemas de licença com o KDE

1998

Netscape Communications Corporation libera o navegador Netscape Communicator como software livre.

Netscape Communications Corporation libera o navegador Netscape Communicator como software livre. Este código se transformou dentre outros, no popular Mozilla Firefox e no Thunderbird

1999

SourceForge.net é criado

Dell, HP e SGI anunciam que irão dar suporte a GNU/Linux em seus computadores; GNOME 1.0 é lançado; Red Hat Software compra a Cygnus e se torna a maior empresa do mundo na área de software livre; Criado o SourceForge.net, maior repositório de projetos de software livre.

2000

Mozilla M13 lançado

Mozilla M13, o primeiro considerado estável, é lançado; Criada a fundação GNOME