
- Este evento já passou.
COP30 na Amazônia: desafios urgentes, respostas livres
26 julho a 31 julho -03

A COP30 Amazônia ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025 na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
Em novembro de 2025, Belém do Pará sediará a COP30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Será a primeira vez que a COP acontece na Amazônia, região central para o equilíbrio climático do planeta, mas também profundamente marcada por desigualdades, conflitos territoriais e injustiças ambientais. A realização da COP30 na Amazônia traz à tona contradições e oportunidades. De um lado, há uma tentativa de captura do discurso climático por grandes corporações, megaprojetos de compensação e falsas soluções digitais. De outro, há a força das resistências populares, das redes de povos originários, comunidades periféricas e movimentos sociais que exigem justiça climática, soberania dos territórios e modos de vida sustentáveis.
Neste contexto, as tecnologias livres e o software livre têm um papel estratégico:
🔓 como infraestrutura de resistência digital,
🌱 como ferramenta de monitoramento e organização comunitária,
📡 como meio de soberania tecnológica,
🧩 e como parte de um projeto de mundo baseado em colaboração, transparência e equidade.
A crise climática não é só ambiental: é também uma crise de controle, de acesso e de enunciadores. O software livre é parte da resposta quando se alia aos territórios, aos saberes ancestrais e à criatividade das periferias.
💻 Convocação: o Movimento do Software Livre na COP30
As inscrições para atividades na Green Zone (zona oficial da sociedade civil), Blue Zone (zona de negociações diplomáticas), AgriZone (espaço da Embrapa sobre agricultura sustentável) e nas zonas autônomas como a FreeZone já estão abertas. Diante da urgência climática e do avanço da tecnocracia corporativa, é fundamental que as comunidades de software livre, tecnologias livres, hackerspaces, labs autônomos, redes de cultura digital e coletivos de base levantem sua voz. Acreditamos que a transformação digital só será justa se for livre, descentralizada, acessível e enraizada nos saberes populares.
Chamamos todas e todos a propor oficinas, rodas de conversa, hacklabs, mesas redondas, exposições, painéis, performances e tecnologias desenvolvidas coletivamente que promovam:
Soberania digital e climática
Ecossistemas de tecnologia de baixo carbono
Infraestruturas comunitárias descentralizadas
Educação crítica em tecnologias
Tecnologias ancestrais e justiça ambiental
Inovação aberta e ciência cidadã
📌 Prazos se aproximam!
As submissões para os espaços oficiais e autônomos da COP30 vão até o fim de julho em várias frentes. Não perca tempo!
🌱 Vamos construir, com liberdade, um outro futuro possível.
💡 Proponha sua atividade. Participe da COP30 com o movimento do software livre / LabLivre.
🔗 Mais informações: https://mobiliza.redeajuricaba.org/osm-mapa.html
Rede Ajuricaba
Se você tem informações e/ou materiais sobre eventos no Brasil que podem contribuir para deixar essa lista mais completa ou mais correta, por favor contribua através de nossa issue no Gitlab ou PAD!