
CRYPTORAVE 2025
16 maio a 17 maio
Free
O projeto cryptorave
Inspirada no movimento internacional das CryptoParties, a CryptoRave é um esforço coletivo para difundir os conceitos fundamentais de privacidade e liberdade na Internet e ampliar a adoção de práticas e ferramentas de segurança digital (comunicação criptografada, entre elas). Chegaou à nona edição do evento, e continua com a sua realização aberta e colaborativa!
A fim de retomar suas bases, o principal intuito da CryptoRave este ano é o de realizar encontros e diálogos entre coletivos e indivíduos organizados por meio de infraestruturas autônomas e livres, de modo que os princípios e conhecimentos em torno da autonomia e da liberdade nas redes possam se disseminar envolvendo mais e mais pessoas.
Partindo desse horizonte, a CryptoRave é uma festa/encontro/evento ABERTA e GRATUITA, onde ativistas, hackers, jornalistas, cypherpunks, estudantes, nerds, artistas, pessoas curiosas e interessadas em apropriar-se de práticas de segurança e de proteção de dados pessoais podem se encontrar. São mais de 24 horas de oficinas, conversas, debates, apresentações, trocas e formação nas áreas de intersecção entre segurança, privacidade, criptografia e artes. Tradicionalmente, ao final da jornada de atividades, há uma grande FESTA de encerramento!
A programação é feita a partir da inscrição de atividades sugeridas pela comunidade, com participação de grandes nomes da segurança, criptografia e privacidade globais, pessoas trazidas com o apoio deste financiamento coletivo. Já estiveram na CryptoRave Jérémie Zimmermann, Peter Sunde, André Meister, James Bamford, Sasha Costanza-chock, Harry Halpin, Eva Galperin, Roy Singham, Micah Anderson, Hervé Falciani, Paulo Barreto, Diego Aranha, Nick Calyx, Anne Roth, Torsten Grote, Sergio Amadeu, David Miranda, Malte Sptiz, Dave Maass, Ola Bini, Nina Da Hora, TC Silva, Marwa Hanna, entre outras pessoas.
QUANDO?
A edição deste ano acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, em São Paulo (local a ser divulgado em breve).
Para que isso tudo possa acontecer, a organização conta com este financiamento coletivo no formato Tudo ou Nada, ou seja, se não bater a meta, não haverá CryptoRave!
QUER FAZER PARTE DA PROGRAMAÇÃO?
A programação é feita a partir da inscrição de atividades sugeridas pela comunidade! Em breve, abrirá o chamado para atividades. Fique de olho em suas redes e se inscreva para receber boletins pelo e-mail (Boletim).
Se a vigilância é centralizada, a resistência será distribuída!
A CryptoRave é um evento independente, organizado de forma voluntária, encabeçado pelos coletivos Actantes, Maria Lab e Saravá, mas realizado colaborativamente por muitos indivíduos. O evento não remunera de nenhuma forma as pessoas participantes e não aceita patrocínio de empresas ou de organizações não governamentais, sendo exclusivamente realizada por meio da ação voluntária das pessoas, desde a organização do evento, até a realização das oficinas, das palestras, dos debates etc. Para que essa independência seja garantida, o ideal é que todas as despesas sejam cobertas por contribuições voluntárias. Assim, os recursos arrecadados aqui serão utilizados única e exclusivamente para cobrir as despesas com a realização do evento. Não haverá nenhum honorário, cachê ou alguma forma de remuneração para a organização ou para as pessoas convidadas. Com isso em vista, um evento como este não pode ser realizado sem a mobilização distribuída de muitos esforços. Por isso o financiamento é colaborativo e cada apoio é fundamental!
CÓDIGO DE CONDUTA
Por fim, a CryptoRave é um evento ABERTO. Ela nasceu com o intuito de reunir e construir atividades em torno de questões de privacidade, segurança, hacking, criptografia e liberdade nas redes, visando a expansão desses assuntos dentro das comunidades afins, mas, sobretudo, para além delas. Assim, preza rigorosamente pela inclusão e pela diversidade na construção desses debates, em um esforço contínuo e compartilhado de garantir o respeito, o diálogo, a escuta, a solidariedade e a colaboração necessárias para o bom funcionamento de um ambiente comunitário e aberto. Com isso em vista, um código de conduta é assiduamente seguido em todos os ambientes durante as 24 horas da CryptoRave. Se você ainda não leu basta acessar o seguinte link: we.riseup.net/cryptorave/politica-anti-…
Se você tem informações e/ou materiais sobre eventos no Brasil que podem contribuir para deixar essa lista mais completa ou mais correta, por favor contribua através de nossa issue no Gitlab ou PAD!