Pular para o conteúdo

Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre

Vocês das gerações mais atuais não podem imaginar, mas em tempos não tão longínquos instalar qualquer GNU/Linux não era uma tarefa trivial. Diante deste desafio, foram criados os install fests, mais conhecido como festinhas de instalação de Software Livre.

Vídeo sobre software livre em espanhol

Até que em 8 de novembro de 2003, a Comunidade Colombiana de Usuários de Software Livre “Colibrí” realizou o primeiro Festival de Instalação de Software Livre Colibrí (FISLC). As cidades participantes foram Bogotá, Cali, Cartagena, Cúcuta, Pasto, Popayán, Santa Marta e Villavicencio. Daí se viu o potencial de ter uma organização para que este movimento tivesse força em toda a América Latina.

quando Nasceu o evento?

Em 2 de abril de 2005, nasceu a FLISOL (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre), Inicialmente se chamaria FISL, de Festival de Instalação de Software Livre, mas esta sigla já havia sido utilizada no Brasil. Contou com a participação de 13 países e um total de 107 cidades: 12 em Argentina, 5 na Bolívia, 30 no Brasil, 7 no Chile, 16 na Colômbia, 1 na Costa Rica, 9 no Equador, 2 em El Salvador, 1 na Guatemala, 1 em Honduras, 11 no Peru, 4 no México e 8 na Venezuela.

Hoje em tempos não tão insalubres para se instalar um GNU/Linux a necessidade de um install fest diminuiu bastante, mas esta tradição ainda é executada a cada ano em muitas cidades da América Latina, além das instalações, as cidades aproveitam a oportunidade para promover palestras, oficinas, dojos, hackatons e muitas outras atividades mostrando a riqueza do eco sistema Livre, que vai além do Software mas contempla também hardware, licenças, refrigerante, sementes, tecnologia assistiva, carros e muito mais.

PARTICIPE DE UM!

Mas como participar de uma coisa tão legal assim, tem que pagar? O FLISOL não costuma cobrar um centavo para o público, mas esta política varia de cidade para cidade, mas a política oficial é ser um evento totalmente gratuito. Para saber se sua cidade vai sediar o evento, basta acessar o site https://flisol.info e procurar o país e depois a cidade.

ORGANIZE UM!

Caso não esteja na sua cidade uma edição, você mesmo pode organizar, crie uma conta no site e cadastre seu município. Uma boa dica é conseguir o local antes mesmo de cadastrar no site. Outra é, pelo menos um mês antes, abrir uma chamada de trabalho em qualquer sistema de formulários online, daí se garante palestras e equipe de apoio para o dia do evento. Pode-se também conseguir algum tipo de patrocínio para garantir brindes ou qualquer despesa que se tenha. O próximo passo seria a divulgação e um sistema de gerenciamento de eventos que contabilizasse o público e enviasse os certificados de participação para os palestrantes, apoios e público.

Para quem é da organização, depois do evento, a organização principal do FLISOL pede um relatório de estatística de público e máquinas instaladas, então um sistema de gerenciamento de evento ajuda muito nesta hora.

CONCLUSÃO

Bem pessoal, este é o FLISOL, um dos eventos de Software Livre mais legais do planeta. Pra você que vai como público, curta bastante e saiba que vai ser muito bem recebido por todos. Palestrantes, se divirtam muito em passar o conhecimento para o próximo, pois isto é a alma de todo militante GNU. Aos organizadores e apoio, super obrigado por ajudar a manter a chama acesa, lembrem-se sempre de quantas pessoas tiveram seu primeiro vislumbre de um mundo maior graças ao seu esforço.

Saiba mais sobre o FLISol 2024 no Brasil