- Este evento já passou.
FIB14 | FORUM DA INTERNET NO BRASIL
20 maio - 08:00 a 24 maio - 17:00 -03
LivreO Fórum da Internet no Brasil (FIB) é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011, consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Por meio do FIB, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem, opinarem e debaterem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.
Soberania digital e Tecnodiversidade
Resultante da parceria entre a Rede de Pesquisa em Governança da Internet, a Lavits e a Rede pela Soberania Digital, este encontro se dispõe a ser um espaço-tempo para reimaginarmos o futuro técnico e as possibilidades de pesquisa-ação, a partir do diálogo entre a comunidade científica e tecnológica, ativistas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. A realizar-se às vésperas do Fórum da Internet no Brasil (FIB14), em Curitiba, coloca-se como oportunidade para a mobilização em torno de pautas atuais que desafiam a Governança da Internet e que se conectam com as discussões que perpassarão o evento.
Data e local
Dia 20 de maio de 2024 – das 9h às 20h
Universidade Federal do Paraná – Campus Rebouças
Rua Rockefeller, 57 – Sala 232A
Para mais detalhes e inscrições, acesse: https://redegovernanca.net.br/1o-encontro-soberania-digital-e-tecnodiversidade-alternativas-a-partir-das-periferias-do-capitalismo-ufpr-curitiba
O Fórum da Internet no Brasil (FIB) consiste em uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A 14ª edição do evento está marcada para os dias 21 a 24 de maio, em Curitiba (PR). A Associação Cultural Alquimídia realizará a oficina “O Fediverso como Política Pública” no dia 21/5, às 11h, na sala 2 do Bourbon Curitiba Hotel & Suites.
Construída de forma colaborativa junto à Comunidade FIB, a programação da edição deste ano contou com a submissão de 165 propostas de workshops, um recorde significativo com relação ao volume de propostas recebidas em anos anteriores. A oficina da Alquimídia trata da apresentação do Fediverso e visa promover um debate sobre a sua utilização em políticas públicas de comunicação.
As instituições públicas usam majoritariamente plataformas proprietárias, como Twitter, Facebook, Instagram e Youtube. As empresas donas destas plataformas controlam quem as pode manejar e como isso pode ser feito. Ao promover estes serviços, os governos acabam também por publicizar e incentivar a permanência das pessoas somente nas redes proprietárias comerciais.
A utilização de redes federadas para a comunicação oficial dos governos estimulará tanto a população quanto as instituições para que se familiarizem com essas tecnologias, fomentando um novo sistema de comunicação social digital de caráter público e diverso.
O Bourbon Curitiba Hotel & Suites fica na Av, R. Cândido Lopes, 102 – Centro, Curitiba – PR. A programação completa pode ser acessada em https://forumdainternet.cgi.br/fib14/agenda.
A entrada é gratuita.
Realização: Associação Cultural Alquimídia.
Apoio: Rede das Produtoras Culturais Colaborativas e Movimento Software Livre Brasil.
Observatório Educação Vigiada lança novos dados
A plataformização da educação na América Latina e na África e os desafios da soberania digital no Sul Global
Novos dados:
ÁFRICA
1621 instituições públicas de ensino superior mapeadas
AMÉRICA LATINA
+ 121 domínios mapeados, total de 670 instituições públicas de ensino superior
Lançamento oficial
Dia 22 de maio de 2023 no Fórum da internet do Brasil – FIB
Se você tem informações e/ou materiais sobre eventos no Brasil que podem contribuir para deixar essa lista mais completa ou mais correta, por favor contribua através de nossa issue no Gitlab ou PAD!